Com uma intensa actividade artística, a cravista Ana Mafalda Castro afirma-se como solista, acompanhadora e na direcção e criação de vários grupos que se dedicam á Música Antiga. Toca regularmente nos Festivais mais importantes do País, tanto a solo como música de câmara tendo, entre outros, tocado com Anner Bylsma, Ketil Haugsand e Andrew Manze.
Ana Mafalda Castro, é professora e fundadora do Curso de Música Antiga na ESMAE. Nasceu no Porto onde completou os seus estudos de piano com Fernanda Wandschneider. Entre 1983 e 1990, estudou cravo na Holanda com Glen Wilson, Jacques Ogg, Bob van Asperen e Annelie de Man. Recentemente foi convidada mais uma vez como Juri externo nos exames de cravo do Conservatório Real de Haia, Holanda.
Na sua rica carreira artística destaca-se a participação na homenagem em Estocolmo a José Saramago quando da entrega do prémio Nobel, nas Folles Journées de Nantes e de Bilbao e no Festival San Luis Potosi no México.
Dedica-se também ao reportório contemporâneo, nomeadamente na estreia da obra “Il ritorno” composta para si por António Pinho Vargas.
Tendo recebido calorosas críticas, Ana Mafalda Castro gravou vários CD para EMI-Classics, Numérica e Portugaler.